Curso on line via zoom / o curso ficará gravado disponível para alunos por 2 meses
04 e 06 de julho
Terça e quinta (19h30h – 21h30)
4h00 horas
Curso
cisgeneridade e transfeminismo
Sobre as contribuições e bolsas
A escola funciona assim.. algumas alunas pagam mais e outras menos, conforme o contexto que cada uma de nós pode estar a viver no momento, assim, uma ajuda a outra. Por isso dispomos de variados valores de contribuição. Escolha aquele valor que fica mais confortável para si e, se puder, ajuda a patrocinar a bolsa solidária de outra mulher.
Para bolsas solidárias entrar em contacto connosco aqui no contacto do site ou em manamiga.portugal@gmail.com
Sobre o curso
O curso propõe um espaço de reflexão sobre os principais deslocamentos epistemológicos e políticos produzidos por travestis e mulheres trans a partir de sua inserção no feminismo, tendo com eixo condutor a obra Transfeminismo (Jandaíra, 2021) de Letícia Nascimento. Deste modo, em nosso percurso de estudos traremos elementos que proporcionarão a compreensão crítica da categoria gênero desde sua origem, produzindo diálogos com grandes referências feministas tais como Joan Scott, Monique Wittig, Judith Butler, Grada Kilomba, Simone de Beauvoir, Jaqueline Gomes de Jesus, Djamila Ribeiro, Viviane Vergueiro dentre outras.
Além disso, a categoria cisgeneridade será apresentada como dispositivo analítico capaz desnaturalizar as relações de gênero e sexualidade, apontando que nenhuma corporalidade e identidade de gênero é natural, denunciando que alguns corpes a partir da falha noção de naturalidade possuem trânsitos e privilégios sociais que são inviabilizados para pessoas transgêneras.
Aula 1: Gênero e Transfeminismo: deslocamentos conceituais e políticos.
Aula 2: O conceito de cisgeneridade e autodeterminação.
Aula 3: Não somos nossos corpos, fazemos corpos!
Ministrante: Letícia Nascimento
Pedagoga e feminista
Letícia Carolina Nascimento (Parnaíba, Piauí) é uma autora, pedagoga e professora acadêmica brasileira, pesquisadora da área de Gênero e Educação. Letícia é conhecida por ser autora do livro Transfeminismo, lançado pela Coleção Feminismos Plurais em 2021, coordenado por Djamila Ribeiro, se tornando uma referência contemporânea para os estudos sobre o tema transfeminismo. Além disso, ela também desempenha um trabalho como ativista do Fórum Nacional de Travesis e Transexuais Negras e Negros. A produção acadêmica da transfeminista brasileira também pode ser acessada em espanhol com a publicação do artigo intitulado Travestis negras en Brasil: vidas precarias más allá de la pandemia no livro “De despojos y luchas por la vida”, uma publicação do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso) e também na entrevista Transfeminismo: la voz potente de Letícia Carolina Nascimento para a Colectiva Oleaje.